Fotos: Arquivo Pessoal
Os familiares têm orgulho
por terem vivido ao lado do representante comercial Renato Binkowski dos Santos, 68 anos. Nascido em Rio Grande, antes de se mudar para Santa Maria, ele morou em Porto Alegre. No início dos anos 1980, Santos passou a morar na Cidade Cultura, por motivos profissionais.
Santos foi casado com Zélia Maria de
Souza Guedes, com quem teve os filhos Ricardo, 40 anos, Rafael, 37, e Renata, 24. Do primogênito, ele ganhou dois netos, Sofia e Bernardo.
Há 20 anos, o representante comercial mantinha união estável com a microempreendedora Rose Maria Bronzatti, 54. Com ela, criou o enteado João, 35, a quem considerava um filho. Rose e Santos eram parceiros em ações voluntárias, desenvolvidas na Associação Orquestrando Arte.
- Eu e meu marido éramos muito parceiros. Tínhamos sintonia. Pensávamos juntos - lembra a mulher.
Em 2014, Santos voltou às salas de aula para cursar Serviço Social na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De acordo com Renata, entre oito irmãos, o representante comercial foi o único a concluir um curso superior:
- O pai sempre quis fazer faculdade. Primeiro, ele formou os filhos na UFSM. Depois, também ingressou em um curso superior.
Aos finais de semana, além de fazer churrasco para a família, Santos assistia aos jogos do Internacional. Já no aspecto espiritual, ele e Rose eram assíduos no Centro de Umbanda Templo da Luz Divina, o qual foram fundadores.
Na Associação Orquestrando Arte, Santos foi estagiário e membro-diretor. A assistente social e gestora do Orquestrando, Miriam Machado, fala que a presença de Santos na instituição era ótima:
- Ele atuava na captação de recursos e na secretária. No dia a dia, incentivava as crianças a realizarem sonhos.
Rose conta que, além de amá-lo, tinha orgulho em viver com ele. Renata afirma ter sido privilegiada em ter Santos como pai.
Após um infarto, Santos passou por duas cirurgias. Em 10 de janeiro, ele recebeu alta hospitalar depois de 35 dias internado. Dois dias depois, ele ainda comemorou a formatura.
Em 30 de janeiro, Santos faleceu devido a complicações pós-operatórias. Ele foi cremado no Crematório Dom José, em Santa Rosa.